Como criar um site de sucesso

criar-site-porto-alegre

Como criar um site de sucesso.

Descubra os passos para criar um site atraente e obter mais clientes

A internet é um meio de comunicação capaz de unir indivíduos em todas as partes do mundo, abrangendo bilhões de pessoas. Somente no Brasil, o número de usuários já ultrapassa os 75 milhões, o que representa 37,8% da população, incluindo todas as classes sociais e econômicas.

O mundo virtual destaca-se por agregar todos os tipos de conteúdo e hoje ele é utilizado como a grande ferramenta de busca de informações. Apesar disso, muitos empresários ainda pensam que pouca gente acessa a internet. Na verdade, o número de usuários no Brasil vem crescendo rapidamente. Se a sua empresa ou o seu produto não estiver presente na internet, há uma boa chance de o seu cliente (ou o potencial cliente) comprar de seu concorrente.

Descubra neste artigo como a criação de site, SEO e marketing digital podem transformar sua empresa e aumentar exponencialmente seu faturamento!

Mas afinal, por que tudo isso?

Os motivos são muitos. Uma página na internet é como uma loja que fica aberta 24 horas, mas com a grande vantagem de não gerar despesas com energia, funcionários e ferramentas de marketing físicas como mala direta impressa, folders e outros artifícios.

Além disso, é um meio seguro, rápido e interativo, que não demanda a presença do dono nem do cliente (ou simplesmente leitor), que pode sondar a página à vontade e ainda deixar suas impressões, contribuindo, assim, para o crescimento do negócio. Existem ainda outras razões, mas a principal delas, que une todas, é a possibilidade de colaboração que ela permite.

Criar um site para a sua empresa gera credibilidade

A internet já é indiscutivelmente parte do cotidiano das pessoas. Além do desktop, o ambiente virtual está nas mãos dos potenciais consumidores por meio dos smartphones, cada vez mais evoluídos.

Assim, essas pessoas procuram por empresas, serviços, produtos, dúvidas, experiências, ou seja, procuram por tudo na internet e estão acostumadas a resolverem seus problemas por lá.

Uma empresa que ainda não tem uma presença digital perde espaço para os concorrentes que têm. As pessoas enxergam essa empresa como ultrapassada e pouco acessível (já que não oferece uma maneira de se comunicar com ela), o que pode prejudicar sua credibilidade.

Mas meu negócio é local. Por que fazer um site se não vendo pela internet?

É correto afirmar que efetuar vendas é uma das possibilidades que sua empresa ganha ao ter um site. Ao mesmo tempo, é incorreto afirmar que um site só serve para esse fim.

Se fosse verdade, todas as páginas da internet teriam como propósito comercializar produtos/serviços.

Se o seu negócio for local, como um escritório de advocacia, um estúdio de arquitetura, restaurante ou profissional autônomo, você pode usar o seu site para atrair novos clientes e se relacionar com eles.

A pesquisa do Google é amplamente usada por usuários que buscam soluções e serviços para seus problemas.

Portanto, quando alguém procurar por “Cardiologista no Rio de Janeiro”, “Personal em Salvador” ou “Restaurante japonês em Porto Alegre”, um site próprio passa mais credibilidade para os robôs de busca,bem comotransmitiria uma imagem muito mais profissional ao possível cliente do que um simples resultado com um endereço e um telefone.

Nesse caso, o site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público alvo. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro.

Alternativa à publicidade tradicional

Os meios de divulgação tradicionais, como televisão, jornal, rádio e outras publicações impressas, exigem um alto investimento tanto para criação quanto para veiculação.

Na internet, o investimento em marketing pode ser muito mais baixoe o site da sua empresa pode ser visto por um público mais qualificado, pois a possibilidade de segmentação é muito maior.

Além disso, você tem mais liberdade em relação ao formatoque quer trabalhar e pode aumentar o potencial de sucesso investindo, por exemplo, em layouts interessantes e atrativos que garantam uma maior permanência dos usuários no seu site.

Uma dica é pensar na navegabilidade e na facilidade em encontrar as informações no seu site.

Sites bem estruturados, e desenvolvidos da maneira corretapodem ter seus conteúdos modificados a qualquer momento. Dessa maneira, caso você precise alterar preços, adicionar produtos, inserir imagens essa troca é muito rápida. Melhor do que isso, não há despesas com impressões, como no caso de folders, panfletos ou catálogos.

Maior exposição do seu produto, serviço ou marca

Quando temos a oportunidade de exibir produtos e serviços para os consumidores, ela certamente estará em constante “divulgação”, como uma espécie de “vitrine”, funcionando como protagonista, e quando aliada ao uso do marketing digital, servirá como ferramental ideal para que seu negócio possa obter excelentes resultados no espaço virtual, destaca a importância de ter um site.

Ter um site possibilita a exposição da sua marca em qualquer lugar, sem precisar se limitar a aquele espaço físico, que permitirá o relacionamento com diversos públicos, sem a necessidade de estarem presentes no local específico. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança ao cliente, que pode consultar as informações da organização quando necessitar de seus produtos ou serviços.

Aumento das vendas

A partir do momento em que a empresa percebe que as publicações no site são interessantes para o cliente, pode aumentar a credibilidade em relação aos clientes e, como resultado, obter o crescimento das vendas.

Quando uma empresa decide investir em um site, e passa a se dedicar na divulgação de seus produtos e serviços, consegue alcançar clientes diferenciados, fazendo com que as vendas aumentem.

Portanto, dê uma atenção maior as descrições dos seus serviços e produtos, e consequentemente, terá atenção dos clientes.

Para expandir o negócio

Qual é o objetivo de seu negócio? Você tem planos de expandi-lo? Uma das missões da PCSoft Informática é auxiliar as empresas a terem um crescimento previsível e escalável por meio do Inbound Marketing.

Para isso, aplicamos uma metodologia comprovada que, ajuda milhares de clientes diariamente nessa escalada de sucesso. No entanto, nada disso seria possível se essas empresas não tivessem um site com um domínio próprio.

Para adquirir mais clientes, você precisa de mais Leads. E para gerar mais Leads, você precisa de mais visitantes. E para adquirir mais visitantes, você precisa desse site para recebê-los.

O site é, muitas vezes, o primeiro canal de contato entre sua empresa e o futuro cliente. O Inbound Marketing permite que esses clientes cheguem até você em vez de você ir atrás deles. A longo prazo, é um processo bastante vantajoso.

O que um site deve ter?

É importante ter conhecimento dos itens que devem ser essenciais para seu funcionamento, como: ser dinâmico, fácil de atualizar, boa arquitetura e fácil de usar, conteúdo relevante, integração com as redes sociais, responsivo, dentre outros.

Ser dinâmico e fácil de atualizar

Um site dinâmico permitirá que você integre todo o seu conteúdo para todas as redes sociais da empresa, seja Facebook ou Twitter. Nele ainda possui a vantagem de o cliente comentar sobre qualquer assunto no qual você publicou, permitindo uma interação com seu público, essencial nos dias atuais. Os clientes gostam de empresas que procurem atender suas necessidades e mostrem interesse em solucionar seus problemas.

Outra vantagem do site dinâmico é que eles são mais fáceis de atualizar, e na correria do mundo atual, praticidade é fundamental para os negócios, afinal, tempo é dinheiro.

Ser feito por profissionais

Antes de pensar “preciso de um site para minha empresa?”, vale destacar a diferença de um site feito por um profissional e aqueles que já veem prontos. Os profissionais permitem que você possa alterar o seu layout (design), ele será exatamente como deseja, pode ser modificado de acordo com seus gostos e preferências.

Já nos sites prontos, em sua maioria grátis, haverá sempre uma empresa com o mesmo site que você, o layout é limitado, os modelos são iguais para todos. Com a ajuda de um designer, você terá um site totalmente original, do seu jeito.

Ser otimizado para o google

O Google é um dos sites de buscas mais acessados do mundo, as pessoas fazem uso para pesquisar sobre diversos assuntos e adquirir novos produtos. Estar visível nele trará diversos benefícios para sua empresa, como a conquista de novos clientes, mostrar sua credibilidade, dependendo do segmento, públicos diversificados podem comprar suas mercadorias.

Não aparecer no Google, é dar um passo para trás nos negócios, atualmente as pessoas estão cada vez mais conectadas e com pressa. Otimizar seu site para a ferramenta de buscas responderá sua pergunta de “por que ter um site?” e lhe renderá a visibilidade que precisava.

Ser responsivo

A cada dia as pessoas continuam com pressa, com o avanço tecnológico, é possível acessar qualquer informação pelo celular, e se seu site for responsivo, poderá facilitar a vida de muitos usuários. Ter um site com esse benefício, trará maiores vantagens para o usuário, e pensando nisso o Google ranqueia esses tipos de sites para que as pessoas que acessem tenham melhor experiência ao acessá-lo, com experiência mais ricas para quem utiliza o serviço.

A empresa que não possui um site responsivo, perde posicionamento no Google, assim como número de visitantes que acessam da plataforma mobile.

Conclusão

Retomando, um site próprio é parte fundamental para uma estratégia de Marketing Digital com foco em resultados. É o canal que vai passar toda a credibilidade necessária para sua base e auxiliar em diversos fatores, como ser encontrado, ganhar autoridade no mercado, expandir o negócio, vender seus produtos ou se relacionar com a audiência.

Bom mas se sua empresa já possui um site, tenha em mente que o caminho está sendo trilhado, e de maneira alguma você deve ficar parado no tempo e pensar que está tudo resolvido. Os próximos passos após ter um site são as otimizações de conversão, as otimizações para SEO, as atualizações no design, o planejamento de conteúdo, as adequações no layout para dispositivos móveis etc.

Nós da PCSoft Informática, esperamos que esse post tenha acabado com algumas dúvidas a respeito da importância de ter um site para o seu negócio. Sinta-se à vontade para usar os comentários ou compartilhar esse post com seus amigos e clientes que ainda possuem objeções para criar um site com um domínio próprio.

Se precisar de alguma ajuda conte com a equipe da PCSoft Informática!!!

Ricardo
Co-Fundador PCSoft Informática

Co-Fundador PCSoft Informática

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat